quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Somos todos Megalomaníacos

Antes de falar sobre a Megalomania, vou falar um pouco do Caráter. Caráter, o que forma o caráter de uma pessoa? E o porquê sempre sentimos uma necessidade maniqueísta de taxar alguém como sendo mau caráter ou bom caráter? Primeiramente, veremos qual o significado de Caráter, segundo o Aurélio: Caráter – Especificidade, cunho, marca ; Qualidade inerente a uma pessoa, animal ou coisa ; Os traços psicológicos, as qualidades, o modo de ser, sentir e e agir de um indivíduo, um grupo ou um povo ; Firmeza de atitudes. Sem falar no significado de forma de letra manuscrita ou ao tipo de imprensa (carácter) , mas que não caberiam ao significado que analisar-se-á aqui.

Vejamos pelo lado psicológico formador do caráter e analisando um pouco a arrogância e a prepotência. Pode uma pessoa ser constantemente arrogante e prepotente? Uma pessoa pode ter adotado um modo de ser e durante muito tempo permaneceu cultivando toda a sua prepotência e arrogância, enraizando isso em sua essência, finda que isso vira uma espécie de Megalomania.

Mas o que se passa na mente de um indivíduo megalomaníaco como esse? Além de todo o egocentrismo, existe a superioridade suprema diante de qualquer outro senão ele, a única verdade absoluta é a dele, como uma fé inabalável. E posso afirmar que uma pessoa com esses fundamentos tão sólidos – para si, ao menos – não tem caráter?

Foi tentando entender porque existem pessoas assim no mundo que fiz esse texto, tentando achar alguma salvação para essas pessoas e imaginando um mundo onde todos são Megalomaníacos. E na verdade penso que todas as pessoas são Megalomaníacas e muitas não sabem disso! Não megalomaníacas no sentido louco e desvairado de querer dominar o mundo, isso é coisa de desenho animado. E sim na grandiosidade existente em cada um de nós, em nossa essência mais específica que nem o DNA de gêmeos idênticos os tornam os mesmos. Essa grandeza pode até ser mania, por isso falo que somos megalomaníacos. Essa grandeza seria algo além de mania, algo intrínseco, próprio da natureza do homem.

Uma amostra que a megalomania é algo que é inerente ao nosso ser. Recorde de nossas primeiras criações na infância, aos três ou quatro anos, quando construíamos castelos de areia, bonecos de neve, pinturas, brinquedos com caixa de papelão ou com Lego, etc. Sempre o que fazíamos era o melhor, pois era o melhor que podíamos fazer. E parece que as professoras do primário detinha uma sabedora incrível ao julgar todos os desenhos com notas máximas: Excelente, Brilhante! Nem imagino a confusão caso houvesse comparativos de fulano com sicrano, fulano sabendo ser o desenho dele melhor que o de sicrano, e vice-versa.

É talvez nem tenha provado que a megalomania é algo inato, mas ao menos foi um momento saudosista. Só sei que teremos que aprender a conviver com a nossa megalomania e a sermos megalomaníacos, pois quando essa mania de grandeza nos deixa com ares de superioridade em relação aos outros, nos tornamos destrutivos, um megalomaníaco arrogante e prepotente. Esquecemos a principal característica, o caráter primordial de todo e qualquer ser humano ( e porque não ser vivo? ) que é ser único em todo o Universo. Já parou para pensar que só existe um de você em todo o Universo?

Volto a reafirmar que somos todos megalomaníacos, e digo para aqueles megalomaníacos que vivem no antro da arrogância e prepotência: Não precisamos querer ser melhores que os outros, pois já somos! Somos únicos, lembra? Eu sou melhor que você leitor(a), e você é melhor que eu, pois somos singulares. Não existe outra coisa material ou imaterial no Universo igual a você ou a mim. Ambos já fomos ambiciosos o suficiente para vencer a corrida uterina e chegar ao milagre da concepção da vida, então como eu posso dizer que sou melhor que você se você venceu a “mesma” corrida, se você está vivo! Todos somos melhores, singulares, seres extraordinários!

Como tenho saudades de um mundo onde não havia superioridade, todos obtinham nota máxima nos seus feitos. Pois saibam, ainda somos os melhores em tudo, e continuaremos na incessante busca para sermos melhores sempre, não melhores que os outros, mas, a cada dia, melhores que nós mesmos!
(Erasmo Felipe)

Nenhum comentário:

Postar um comentário